terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Fazendo uma colcha de Jardim da Vovó (Grandmother Flower Garden) !

Resolvi fazer uma colcha com a técnica EPP (English Paper Piecing) chamada Jardim da Vovó (Grandmother Flower Garden) para minha caminha ! Colcha de casal, diga-se de passagem ! Marido Matheus quando ficou sabendo, só deu uma olhadinha de lado ... rssss ... estava escrito na testa dele: "Ai meu deus !" rssss ....

Bom .... marido à parte, quero compartilhar com você, amiga leitora e patchworkeira, essa técnica fantástica de trabalho à mão, usando uma facilidade que as amigas norte americanas da época da Guerra Civil ( 1861 - 1865) não tinham ! O hexágono pré cortado e termocolante !

Serão 599 hexágonos de 6cm de lado, então .... é melhor facilitar ! rsss

Vamos lá ! Coloquei os hexágonos (que você compra no AVB http://www.artetextil.com.br/ , lá tem o nome de cottontela) com a cola para o avesso do tecido deixando margem para recortar em volta de aproximadamente 0,75cm (isso não é exato !) em cada lado. E coloquei o ferro em temperatura para lã (teste o seu antes, pois dependendo do ferro pode ser um pouco mais ou um pouco menos), deixando sobre os termocolantes uns 5 segundos.

E fui colando .... fiz vários de uma vez para dar mais rapidez ao trabalho ! Se você for usar tecido direcional (xadrez, listrado, etc.) como usei, tome cuidado na hora de colar para ficar certinho e acompanhar a estampa !

Depois recortei, um a um, deixando a margem para dobrar assim ...
Com o próprio ferro (você pode usar um vincador também), dobrei as margens para dentro, juntinho do termocolante.
Alinhavei, com pontos largos, toda a volta para segurar a margem.
A frente ficou assim:
Para cada flor serão 6 pétalas (xadrez azul Fernando Maluhy) e 1 miolo (liso azul mais escuro tricoline Mônaco do AVB) ... Você pode usar as cores que quiser, até colorido, com uma flor de cada cor . A minha será verde e azul ! A-DO-RO !
Depois de todos devidamente alinhavados, comecei alinhando uma pétala no miolo e usei linha dupla em agulha fininha com nó pequeno no final, da cor predominante no tecido (nesse caso, azul claro), pois esses pontos não vão aparecer no final. Dei o ponto bem no cantinho !
E fui dando pontos pequenos (pegando só 3 ou 4 fios de tecido) e juntos ...
O direito vai ficando assim .... Quando terminei o lado, arrematei uma vez ... O avesso ficou assim ...
Achei melhor fazer toda a volta do miolo costurando as pétalas primeiro. Alinhei a próxima pétala no miolo bem no cantinho novamente e fiz o mesmo processo para todas as outras ... depois costurei o meio das pétalas começando do miolo.
Os cantinhos ficaram assim (esse é o direito) ...
E a 1ª flor da minha linda colcha está prontinha !
Toda semana farei pelo menos 2 flores e postarei o meu progresso para vocês aqui !

Venha fazer comigo !


Beijocas e até mais !

7 comentários:

  1. Oi menina,

    Adorei! Me pareceu mais fácil do que da forma como eu faço. Obrigada!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Perfeito...também prefiro costurar primeiro todas as pétalas no miolo.Acho mais fácil.
    Obrigada , Gi.
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Gi, linda flor. Estou doidinha para começar as minhas.
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Giiiiiiiiiiiiiiiii.....acusando recebimento,já enviando minhas duas flores para você...
    Abreijus
    Diiiiiiiiiiiiii;;;

    P.S. A gente faz quase igual....

    ResponderExcluir
  5. Bom dia querida!!! Pois é, eu até queria dizer que eles iriam viajar para onde vc pedir, mas eles partiram todos só para uma pessoa no domingo!!Difícil dizer que adeus, mas tenho que aceitar que eles vem e vão!!!Seu blog tá lindoooo!!!Já sou seguidora!!!bjss

    ResponderExcluir
  6. amei.. estava procurando algo para ir fazendo enquanto fico parada rsrsrsr Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Gi querida
    Continua postando aqui, estou fazendo a minha colcha e quero vê-la aqui
    Bjks
    Dina

    ResponderExcluir